Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Geral

Jardim conquista destaque nacional na alimentação escolar e leva prêmio inédito para MS

Ms na Rede

15:47 24/06/2026

O município de Jardim alcançou um importante reconhecimento em nível nacional ao ter uma de suas receitas premiadas no Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado durante o Prêmio PNAE 2026, em Brasília. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC), o evento é considerado o maior encontro da alimentação escolar brasileira e reuniu cerca de mil participantes de todo o país para valorizar experiências exitosas desenvolvidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A conquista veio por meio da merendeira Natália Gonçalves de Paula, do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Dr. José Joaquim Monteiro de Castro, vencedora da etapa nacional com a receita “Tesouro Jardinense – Cores e Sabores da Nossa Terra”. O prato destacou a riqueza dos ingredientes regionais e evidenciou o compromisso do município com uma alimentação escolar saudável, nutritiva e alinhada à valorização da cultura local.

O concurso voltou a ser realizado em 2026 após quase uma década e registrou mais de 3 mil inscrições de diferentes regiões do Brasil. Após uma criteriosa avaliação técnica de 2.772 receitas, apenas 55 foram premiadas nacionalmente, o que torna o resultado alcançado por Jardim ainda mais expressivo e representativo para a educação sul-mato-grossense.

Representando o município na cerimônia de premiação, a nutricionista responsável pela alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino, Millena Molina, destacou a relevância da experiência vivida em Brasília. “Participar de um evento dessa magnitude foi uma experiência transformadora. Mais do que um reconhecimento ao nosso trabalho, foi a oportunidade de estar ao lado de profissionais de todos os estados do Brasil, compartilhando experiências, culturas e aprendizados. Foi a prova de que a constância, o compromisso e o amor pelo que fazemos realmente nos levam longe”, afirmou.

Millena ressaltou ainda que a conquista é resultado de um esforço coletivo desenvolvido diariamente pela equipe da educação municipal. “Essa conquista não é apenas minha, nem apenas da Natália. Essa conquista é de Jardim, é do Mato Grosso do Sul. Meu sentimento é de gratidão, orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou.

A nutricionista também fez questão de agradecer o apoio recebido da gestão municipal, especialmente da Secretaria Municipal de Educação. “Não posso deixar de agradecer à nossa Secretária Municipal de Educação, Lilian de Fátima Sanches Cavalheiro, pelo apoio constante, pela confiança e por sempre acreditar que nossos sonhos são possíveis. Seu incentivo diário faz toda a diferença em nossa caminhada”, ressaltou.

Para Natália Gonçalves de Paula, o reconhecimento nacional foi marcado por emoção e gratidão. “Foi uma experiência inesquecível. Quando recebi a notícia, fiquei muito emocionada, porque vi que todo o esforço, dedicação e amor colocados no meu trabalho foram reconhecidos”, afirmou. Ela também destacou o orgulho de representar Jardim em uma das maiores premiações do setor. “O sentimento que levo é de muito orgulho e emoção por ter sido uma das escolhidas entre tantas inscrições de todo o Brasil. Sou imensamente grata a todos que votaram e acreditaram em mim. Essa conquista não é só minha, é de todos que me apoiaram nessa caminhada”, completou.

O resultado evidencia o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Jardim com a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes, fruto do trabalho conjunto entre merendeiras, nutricionistas, gestores escolares e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

A conquista também reforça os investimentos realizados pela gestão do prefeito Juliano Miranda, o Guga, e da secretária municipal de Educação, Lilian Sanches Cavalheiro Flores, em ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, ao fortalecimento da alimentação escolar e à promoção de políticas públicas que contribuem para a saúde, a aprendizagem e a qualidade de vida dos estudantes.

Mais do que um prêmio, o reconhecimento simboliza a dedicação de profissionais que transformam diariamente a alimentação escolar em um ato de cuidado, carinho e compromisso com o futuro das crianças jardinenses.

Por: Redação MS NA REDE com informações Asscom Prefeitura de Jardim

Comente esta notícia